Parcerias fortes fazem parte do trabalho e do avanço da ECOUNI no Brasil

COSPE ECOUNI out 2014

A estruturação da ECOUNI continua a todo vapor. Parcerias internacionais estão sendo construídas para ampliar o nosso raio de ação. No dia 02 de outubro de 2014 ocorreu, na UNISOL Brasil, uma reunião com a Cooperação para o Desenvolvimento de Países Emergentes (COSPE). A ideia é que a entidade transfira para nós o conhecimento de conscientização dos consumidores e da população sobre o que é o comércio justo e solidário.

A COSPE já vem realizando esta tarefa na Europa, e mais especificamente na Itália, há alguns anos. Vale lembrar hoje: a maioria dos consumidores dos produtos desenvolvidos dentro dos princípios e valores do comércio justo e solidário estão na Europa, onde atualmente as cooperativas brasileiras exportam produtos para o consumo nesses países, como o mel, as castanhas, o café, o açúcar, entre outros. Além da ECOUNI, outros temas foram conversados na reunião, já que a COSPE Itália é parceira da UNISOL há algum tempo, desenvolvendo conjuntamente outros projetos, como o Programa Investimento Solidário (PIS) dentro da Red del Sur, junto ao Uruguai e a Argentina.

Estiveram presentes Arildo Mota, Gilson Gonçalves e Ariel Fassolari, respectivamente o presidente, o secretário-geral e o assessor da diretoria da UNISOL Brasil, e Eleonora Migno, responsável pela América Latina, da COSPE Itália e Martina Molinu, responsável pela COSPE Brasil. Este grupo se reunirá novamente, em breve, após finalizar a fase de construção da parceria no Brasil.

Certificadora - Dentro das novidades da ECOUNI, está também a reunião com o Instituto de Certificação Ética e Ambiental (ICEA), da Itália, ocorrida no mesmo dia do encontro com a COSPE, em 02 de outubro de 2014. Estão em estudo diferentes alternativas de como a ICEA poderia participar dentro do projeto ECOUNI, e para isto análises estão sendo realizadas. A ICEA trabalha com a certificação de vários tipos de programas, na Itália e em outros países.

O Instituto já vislumbra há algum tempo estar no mercado brasileiro e a parceria com a ECOUNI é uma possibilidade concreta e frutífera.

Sobre o PIS (Programa Investimento Solidário) - é uma iniciativa da UNISOL Brasil voltada à captação de recursos para investimentos que propiciem o fortalecimento e crescimento da Economia Solidária no Brasil. A motivação do PIS é a busca de alternativas para o financiamento a investimentos destinados à implantação, expansão e consolidação de processos de estruturação e crescimento produtivo de seus empreendimentos filiados.

Os principais objetivos frente aos empreendimentos da Economia Solidária, filiados à UNISOL Brasil, são: - Estruturação e modernização da capacidade produtiva; - Promoção do desenvolvimento econômico; - Criação de novos produtos e/ou agregação de valor dos atuais; - Geração de novos negócios no marco da Economia Solidária.

O PIS é o resultado do esforço conjunto entre a UNISOL BRASIL, sua rede de parceiros e pelo projeto Red Del Sur “Promoção do cooperativismo de trabalho associado e fortalecimento das redes de empreendimentos da economia solidária do MERCOSUL, como estratégia para o combate da pobreza e da construção de uma sociedade mais democrática e sustentável”,iniciativa aprovada em julho de 2009, com duração de quatro anos e que é co-financiada pela União Europeia (DCI/NSAPVD/127763/2009/201-649).

Fontes: Ariel Fassolari, site da Unisol Brasil, site do COSPE.

INICIATIVA:

 

               APOIO:

 

       
logo unisol transparente2 sebrae bancobb
regua senaes mte gov transp2

© ECOUNI - Cooperativas e Empreendimentos Solidários
Telefone (+55 11) 4930-7400 • Travessa Monteiro Lobato, 95 - São Bernardo do Campo/SP, CEP 09721-140 • Créditos • Sitemap