Seleção de projetos ECOUNI: não perca esta oportunidade em inovação!

Em 2014, Ivo Pons, da Design Possível, uma ONG de São Paulo, esteve visitando a ArteTaba, empreendimento econômico solidário em Manaus e prestando uma consultoria inicial. Esta se desdobrou, entre outras atividades, no desenvolvimento, por ele e sua equipe, de uma estufa manual, para ajudar a erradicar os fungos que nascem em algumas peças das biojoias, projeto este em parceria com o SEBRAE. O manual para a montagem desta peça será disponibilizado aqui no site, em breve, numa iniciativa de compartilhar o conhecimento de forma solidária.  

A Unisol Brasil tem a satisfação de convidar interessados em participar do edital de seleção de projetos - Programa ECOUNI INOVA. O Programa ECOUNI INOVA, parceria da UNISOL BRASIL com o SEBRAE Nacional, destina-se ao custeio de consultorias técnicas.

Estas consultorias serão voltadas para a inovação dos processos produtivos, de gestão e de produtos, privilegiando o desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias sociais. A inovação é atualmente a principal necessidade quando se pensa em novos benefícios e custos atraentes. A exigência mínima para se definir uma inovação é a introduzir novos elementos e instrumentos nos processos produtivos, de gestão ou comerciais.

Estas mudanças ocorridas por meio de outras formas de processos precisam favorecer o empreendimento econômico solidário (EES) para uma melhor participação no mercado. Em consequência, ocorre o aumento da geração de renda dos trabalhadores. Como descrito no manual de inovação disponível em pdf aqui, os conceitos básicos consideram que uma inovação passa a existir quando for implementada; um produto novo (ou melhorado) se efetiva quando introduzido no mercado; novos processos e/ou métodos, passam a existir quando são implementados nas rotinas/procedimentos das instituições. As atividades de inovação são etapas que envolvem o trabalho científico, tecnológico, organizacional, financeiro e comercial.

Esta iniciativa tem por objetivo gerar maior valor agregado aos produtos e serviços da Economia Solidária. Conceito introduzido no Brasil há 12 anos, este novo tipo de economia é o espaço que promove melhor distribuição de renda e justiça social. Neste edital, a Unisol Brasil proporciona uma excelente oportunidade para os EES filiados. Sem dúvidas que o desenvolvimento técnico, as capacitações e consultorias fazem com que os EES tenham mais visibilidade e resultados, preparando os mesmos para as expectativas do mundo atual.

Com este programa, a UNISOL Brasil e o SEBRAE Nacional, reafirmam seu compromisso de fomento e estímulo à auto gestão como instrumento de avanço social e econômico do país. Estimula a geração de renda, trabalho e aumento da participação dos menos favorecidos na produção e distribuição da riqueza produzida. Em última análise, consequentemente, estimula e fortalece a cidadania.

Desta forma, a UNISOL BRASIL reforça o convite a todos os empreendimentos filiados a participarem do processo de seleção, dentro das condições estabelecidas pelo edital. Para mais informações, como ver o Edital completo, os Conceitos de Inovação e o Roteiro de Formulário, e acessar o formulário de inscrição, veja os documentos abaixo:

Edital

Conceitos de Inovação

Roteiro de formulário

Formulário Projeto Inova

Para se filiar à Unisol Brasil

 

INICIATIVA:

 

               APOIO:

 

       
logo unisol transparente2 sebrae bancobb
regua senaes mte gov transp2

© ECOUNI - Cooperativas e Empreendimentos Solidários
Telefone (+55 11) 4930-7400 • Travessa Monteiro Lobato, 95 - São Bernardo do Campo/SP, CEP 09721-140 • Créditos • Sitemap